terça-feira, 6 de outubro de 2009

Deus, família e a Teoria Geral dos Sistemas

Os terapeutas familiares estão hoje tentando entender as relações familiares a partir de conceitos recentes, como é o caso da Teoria Geral dos Sistemas. De acordo com essa teoria, os sistemas (e a família é um sistema) seriam compostos por elementos cuja totalidade seria maior que a simples soma das partes. Seus atributos seriam maiores do que apenas a soma dos atributos individuais de seus elementos. Abbate (1978), que é um dos estudiosos que tentou explicar essa teoria, diz que "sistema é um conjunto do qual nenhum dos elementos pode ser modificado sem provocar uma modificação nos demais". Se alguma mudança ocorre em um dos elementos, essa alteração afetará todos os outros. E isso fica muito interessante se a gente pensar que a família é um sistema que vive dentro de outro sistema (que é o seu bairro, a cidade, o estado, o pais), e que ao mesmo tempo convive ainda com outro sistema, que é a natureza. Tudo isso está dentro da Terra, que se situa em nosso sistema solar, que está no Universo. Então, se a Teoria Geral dos Sistemas está correta, e sabemos que está, todos esses sistemas se interrelacionam e se afetam mutuamente.

A validade dessa teoria dos sistemas pode ser comprovada com muita facilidade em um sistema relativamente pequeno, como é o caso da família. Quando um dos membros se desequilibra, afeta a todos os outros, em maior ou menor grau. Esse desequilíbrio pode ter sua origem no insucesso escolar de um filho, o desemprego de um dos pais, um câncer, uma gravidez precoce, ou até uma aventura extraconjugal por parte de um dos cônjuges. Tudo isso pode afetar negativamente o sistema e produzir sofrimento. Por outro lado, quando um dos membros encontra-se equilibrado e feliz, pode exercer influencia positiva sobre os demais. Mas o que muita gente que estuda os sistemas esquece é que existe um Ser que está ao mesmo tempo fora e dentro dos sistemas. E a Bíblia fala dEle como sendo Aquele por quem todos os sistemas foram criados; aquele que existe antes de todas as coisas; e aquele em quem tudo subsiste, inclusive os sistemas. É por isso que só Ele pode reconciliar consigo mesmo todas as coisas (Colossenses 1:16-20), devolvendo o equilíbrio a todos os sistemas em sofrimento por causa do pecado.

Se hoje você está convivendo em um sistema familiar que se encontra em desequilíbrio e, por essa razão, em sofrimento, olhe agora para o Senhor Jesus, e peça a bênção dEle. Ele não apenas é o Criador dos Sistemas, mas é também o restaurador, "sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder" (Hebreus 1:3). E se todas as coisas são sustentadas pela "palavra do Seu poder", é muito confortante saber que essa "palavra" de Deus se encontra na Bíblia. Isso quer dizer que ao estudar diariamente a Bíblia e praticar tudo o que Deus ali ordena, você estará dando os passos certos para a reorganização, em primeiro lugar de sua própria vida, e, depois, de todo o sistema familiar. Você se lembra que a Teoria Geral dos Sistemas propõe que uma mudança em um só elemento do sistema provocará mudanças em todo o sistema? Por que não começar por você? Que tal orar hoje como Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável" (Salmo 51:10)?

Marcos Faiock Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário